domingo, 1 de dezembro de 2013

A QUESTÃO DOS MÉDICOS ESTRANGEIROS NO BRASIL


Por meio do programa Mais Médicos,  lançado pelo Governo Federal no Brasil, a partir de agosto de 2013, o país começou a receber médicos estrangeiros para atuarem no interior e nas regiões periféricas.
A demanda por mais médicos para trabalharem no SUS (Sistema Único de Saúde) e em regiões mais pobres é de 54.000 profissionais, segundo o Ministério da Saúde. 
O Programa Mais Médicos, em primeira etapa de inscrição, deu prioridade para receber inscrições de médicos brasileiros formados no Brasil ou no exterior, posteriormente, a partir da alta sobra de vagas, foram abertas as inscrições para médicos estrangeiros. Os estrangeiros puderam se inscrever para 13.862 vagas restantes. Ao chegarem no país, grupos de médicos estrangeiros sofreram racismo e xenofobia por parte de brasileiros contrários ao programa, incluindo a classe médica brasileira que critica a "importação" de profissionais. Médicas cubanas foram comparadas à domésticas brasileiras, em virtude da aparência.
Porém, devemos analisar a proporção de médicos estrangeiros que trabalham na Inglaterra e nos EUA em comparação com a atual proporção verificado no Brasil. Na Inglaterra, 37% dos médicos são estrangeiros. Nos EUA, a proporção da presença de profissionais estrangeiros  é de 25%. No Brasil, a proporção é de 1,7%. Nos EUA e na Inglaterra, o ingresso e o processo de fixação do médico são mais rigorosos. Na Inglaterra, por exemplo, há exames seletivos e periódicos para avaliar o profissional estrangeiro.

4 comentários:

  1. NO Brasil pode fazer de tudo ... se aceita cursos de outros países ... médicos de outros países ... agora uma pergunta os "outros países " aceitam muito bem o que vem do Brasil assim de uma forma facil desse Jeito ?
    o que sempre venho a pensar é que realmente vivemos em um "PAÍS DE TODOS"
    tem uma musica que diz que viver neste país é muita treta , um pais que deixa o governo roubar a riqueza de seu próprio berço e graças a ele o gringo vem aqui e monta empresa "neste caso "consultórios médicos" até quando iremos aceitar essa "INVASÃO"
    Geórgia Luiza dos anjos
    tah como Juliano
    mas é a geórgia q escreveu valeu professora

    ResponderExcluir
  2. O cidadão brasileiro sofre com uma das mais altas cargas tributárias do mundo. Na teoria, isso lhe garantiria um atendimento de saúde universal e decente. Mas não. Vários cidadãos tem que esperar até cinco anos por uma cirurgia não emergencial. Nos hospitais e pronto-socorros, mais filas e queixas quanto à qualidade do atendimento. O desafio do futuro presidente é tornar este sistema mais saudável.

    ResponderExcluir
  3. O cidadão brasileiro sofre com uma das mais altas cargas tributárias do mundo. Na teoria, isso lhe garantiria um atendimento de saúde universal e decente. Mas não. Vários cidadãos tem que esperar até cinco anos por uma cirurgia não emergencial. Nos hospitais e pronto-socorros, mais filas e queixas quanto à qualidade do atendimento. O desafio do futuro presidente é tornar este sistema mais saudável.

    Maria Luz
    http://geografandoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Todos os comentários dessa sessão foram avaliados.

    ResponderExcluir